Registros e Artigos

Liderança desafiadora

29 Oct 2019

Vamos continuar conversando sobre Liderança?

 

Esse assunto é extremamente importante, uma vez que nos deparamos com Líderes que acreditam estar fazendo o seu melhor, mas não conseguem enxergar que, muitas vezes, estão “motivando negativamente” suas equipes.

 

Sim, eu disse “motivando negativamente”.  Isso acontece, porque quando estamos na posição de liderados, aguardamos por orientações claras e objetivas.

 

E, quando na posição de Líderes, muitas vezes passamos uma orientação subjetiva, porque esperamos que o outro já saiba que queremos que ele faça isso ou aquilo; afinal de contas, é pra isso que ele foi contratado, então, é o mínimo que esperamos dele.

 

“É o mínimo que esperamos dele”... Ok! Nós, Líderes, já paramos pra pensar que os nossos liderados também esperam algo de nós? E se, esse algo de nós, for algo que não estamos fazendo?

 

Já paramos pra pensar que, da mesma forma que estamos observando como nossos liderados trabalham, eles também nos observam?

 

Neste caso, como nós, Líderes, queremos ser avaliados?

 

Não sei quanto a vocês, mas eu quero ser avaliada de forma positiva. Sei que não sou perfeita, não sou a Mulher Maravilha (embora no contato do celular do meu filho, esta seja a forma que meu telefone está salvo), mas posso acertar mais do que errar; e quando errar, o mínimo que devo fazer é reconhecer o erro.

 

Partindo deste princípio, será que faz sentido liderar pelo exemplo? Já que somos pessoas em constante processo de melhoria e buscamos, cada vez mais, motivar os que estão em nossa volta?

 

Ótimo!! Então ficou fácil. Vamos liderar pelo exemplo!!

 

Doce ilusão... do meu ponto de vista, é a forma de liderar mais desafiadora que existe. Sabem por quê? Porque temos que nos olhar no espelho todos os dias e dizer a nós mesmos que sim, estamos fazendo da forma correta, porque não fazemos aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco.

 

Porém, na realidade, temos um comportamento de repetição, que inconscientemente, faz com que atuemos pecando nos mesmos pontos que pecaram conosco.

 

Dói, né?! Cair a ficha que estamos em dívida com nossos liderados porque temos determinadas atitudes que não correspondem com o que falamos que somos ou fazemos.

 

É exatamente nesse ponto que eu quero chegar... enquanto não sentimos isso, não mudamos nossas atitudes. E a diferença entre nós e os outros, é o que fazemos quando tomamos consciência disso.

 

Meu convite pra você, que leu o artigo até este momento, é: seja exemplo para sua equipe, só assim você mostrará que é um ser humano como todos eles são e terá o respeito deles. E, se você ainda não entendeu, a partir do momento que você se permite olhar pra você, ao invés de “culpabilizar” os outros, você realmente está mudando suas atitudes e evoluindo, seja pessoal ou profissionalmente.

 

Até o próximo artigo!

 

Segue o link do nosso Treinamento de Liderança que será realizado em Janeiro/2020.

 

https://www.tsprime.com.br/leader-coach

 

#liderancadesafiadora

#tsprime

#autoconhecimento

#melhoriacontinua

#liderancapeloexemplo

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload