Registros e Artigos

Round 2 – É o fim do Líder Coach?

18 Sep 2019

 

 

Hoje, continuaremos o assunto que começamos a abordar no artigo anterior e, definitivamente, encerraremos este questionamento.

Para tal, vou compartilhar com vocês as outras 4 competências essencias que o líder coach possui (então, falaremos das competências 5,6,7 e 8):

 

5 – Organizar e analisar dados. O líder precisa fundamentar suas decisões e direcionamentos em dados. Muitas vezes, o que vejo nas empresas é que algumas decisões são tomadas nas percepções das lideranças (o que seria óbvio acontecer), porém, nem sempre são corroboradas por dados. Claro que, às vezes, uma decisão tem que ser tomada mesmo que não se tenham informações computadas para basear a decisão, porém, na maioria das vezes é super possível basear decisões em informações e dados. Trabalhar com indicadores e promover reflexão a partir deles é uma das estratégias que um líder tem que ter em mente. Use a informação em seu favor. Comunique isso para sua equipe! 

 

6 – Reconhecer seus liderados. Todas as pessoas precisam ser reconhecidas (até mesmo os líderes), então, porque muitos não o fazem? O líder que reconhece seus liderados (honesta e verdadeiramente) traz a equipe para mais perto dele, pois o senso de pertencimento que é originado pelo reconhecimento promove motivação, comprometimento e admiração. O líder coach sabe e aplica isso na sua liderança.

 

7 – Trabalhar com metas claras. Em um processo de coaching, é primordial se ter um objetivo claro a ser alcançado, uma meta a ser buscada. Da mesma forma, um líder coach sabe que sua equipe precisa de metas claras para alcançá-las. As metas devem ser atingíveis e desafiadoras, devem ser elaboradas e comunicadas ao time de forma clara. Além das metas, devem-se direcionar as ações, ou seja, elaborar estratégias para que elas possam ser alcançadas. Claro que a equipe também pode (em minha opinião, deve) colaborar com as definições estratégicas. Fato é que as estratégias e as metas devem existir, devem ser claras e devem ser comunicadas pelo líder.

 

8 – Trabalhar sua Inteligência Emocional. Muito se fala hoje desta tal inteligência emocional. Daniel Goleman (em seu livro: Trabalhando com a Inteligência Emocional), nos ensina que as organizações emocionalmente bem sucedidas são aquelas formadas por pessoas que praticam a autopercepção, empatia, automotivação, comunicação aberta e liderança assertiva e que, estas, superarão o que for necessário, independente do que o futuro as reserva. Então, os líderes têm que ter inteligência emocional e devem fomentar isso em seus liderados. Quando você trabalha a inteligência emocional, a ansiedade reduz e, assim, o cenário fica mais claro para tomar as decisões e direcionar seu time.  A inteligência emocional está na relação que você tem com você mesmo e também com o próximo.  Então, você tem que olhar para dentro e para fora (de si) o tempo todo, aprendendo a lidar com suas emoções. Aprendendo a se perceber e lidar com suas emoções você consegue fazer o mesmo com o próximo e isso te ajudará muuuuiiiiittttoooo. Pode confiar em mim!

 

Bom... Existem diversas outras características e competências do líder coach que eu poderia relatar aqui. Trouxe, nestes dois artigos, as que eu acredito serem as mais relevantes para estes primeiros bate-papos sobre o assunto. Nos próximos artigos trarei mais informações sobre este tema.

 

Para finalizar, percebem porque eu não posso acreditar que este tipo de liderança será extinto e substituído por um sistema ou programa de computador que irá determinar o que deve ser feito? Simples: porque do outro lado da telinha está um ser humano, que precisa pertencer, ser reconhecido, estimulado, direcionado e sentir-se igual ao outro. Então, eu digo com toda absoluta certeza que o líder coach (ou o líder que tenha essas competências todas e que você queira chamar com outro nome) nunca vai deixar de existir. Esta é a minha opinião!

 

Se você é líder, reflita sobre esses 8 pontos listados neste dois artigos.

Se você é liderado, perceba se seu líder tem essas competências e as usa.

Se você quer ser líder, já vá reconhecendo em você estas características. Desenvolva-as, pratique-as.

 

Forte Abraço e até o próximo artigo!

 

Deus os abençoe!

 

#tsprimeconsultoriaecoaching

#lidercoach

#eliteconsultoria

#treinamentos

#altaperformance

#lider

#liderança

#leadercoach

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload