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A saga 2: Olha o desconto!

20 Aug 2019

 

Continuando nosso bate papo sobre esse tema, na postagem anterior conversamos sobre o primeiro fator que pode nos levar a vender sob a condição de dar desconto: Insegurança, que é o medo de receber o não como resposta. E, cada um de nós tem suas próprias crenças sobre o real motivo deste fator.

 

Seguindo neste raciocínio, vamos para as três frases colocadas no post anterior:

Todos nós compramos.

Todos nós gostamos de receber descontos.

Todos nós compramos mesmo sem desconto.

 

Essas três frases acima são para provocar você a pensar em quantas vezes você comprou algo, mesmo que sem desconto ou sem ter uma condição especial para pagamento. É bem provável que você responderá sim para as três situações.

Se o primeiro motivo é a Insegurança, o segundo está relacionado exatamente ao descrito abaixo:

 

2 – Não acredita no valor do produto.

Você sabe a diferença de preço e valor?

 

Preço é o quanto aquilo custa.

Valor é a percepção do cliente de quanto aquilo custa. No valor estão embutidos o seu atendimento personalizado, a sua capacidade de entender a necessidade do seu cliente e ajudá-lo a solucionar o problema dele, o diferencial que a sua marca carrega, entre outros.

Quando nós não acreditamos no que vendemos ou na empresa que representamos, não vamos comunicar valor, só preço.

O valor envolve o perceber, o sentir... então, envolve emoção.  (Lembrando: as decisões de compra são emocionais!!).

 

Se você não acredita no que vende, reveja primeiro a sua atuação como profissional. Analise se você está no lugar onde quer estar. Entenda os motivos que te fazem desacreditar. Peça treinamento de valor para seu superior. Agora, se você vende algo que fere suas crenças e seus valores pessoais (ética, respeito, verdade, etc.), você não vai conseguir vender valor aí. Isso acontece porque vai ferir algo que é seu, que está intrínseco. Vai chegar uma hora que vai doer tanto que você não vai conseguir mais esconder. Então, se for esse o seu motivo, comece a repensar sobre buscar outras oportunidades. Comece pensando, depois se planeje, busque isso. Quando você começa a ter movimentos em busca do que você quer, com clareza, as coisas começam a acontecer.

 

Agora, se você não comunica valor porque não está preparado: Treine! Treine! Treine! Até conseguir.

 

Abraços e até o terceiro motivo!

 

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