Registros e Artigos

ANO NOVO OU NOVO ANO?

4 Jan 2019

Hoje o assunto que quero abordar é: você quer um ano novo ou um novo ano?

 

Responde aí...

 

Se você pensou:  ” que doida, tanto faz, é tudo igual...” ÓTIMO!! É disso mesmo que quero falar com você!!

 

Todos os anos, aliás, todo final de ano a gente começa a falar de metas, objetivos, etc., para o próximo ano, certo? Pelo menos, do meu círculo de amizades e conhecidos, 99.99% das pessoas pensam e discursam sobre isso.

 

Mas, você já definiu se você quer um ano novo ou um novo ano?

 

Calma... vou explicar:

 

A minha definição para ano novo é tão simples quanto a de novo ano:

 

Ano Novo: é o ano que se inicia, a mudança do número no calendário. É o tempo de Cronos (Da mitologia grega: Deus do tempo / tempo controlado).

 

Novo Ano: é a atitude que terei para meu ano novo ser diferente e, realmente, SER NOVO. É o tempo de Kairós, momento oportuno, nem sempre mensurado dentro de Cronos, ou seja, acontece a qualquer momento, é o instante... 

 

Partindo deste raciocínio (e você pode discordar, fique à vontade), é que eu refleti sobre o que fazemos mecanicamente em todo final de ano. 

Pensamos quantos quilos temos que emagrecer, qual atividade física vamos começar, qual relacionamento vai ser terminado ou retomado, o que faremos de diferente no trabalho, etc...

 

Porém, na maioria das vezes fazemos tudo isso em nossas mentes, compartilhamos nas redes sociais ou em conversa (tete a tete) com um amigo... até iniciamos isso, masssss, logo volta tudo ao NORMAL. E aí ficamos em nossa zona de conforto, arranjamos todas as desculpas possíveis, acreditamos realmente nelas e, pior, fazemos nosso cérebro estagnar e não buscar melhorias.

 

Então, meu convite para você é que este ano seja, REALMENTE, diferente.

 

Para isso, listei aqui #7dicas que me ajudaram muito quando eu decidi mudar minha vida:

 

1º Dica: Pense no que te faz feliz, liste a maior quantidade de coisas / ações que você puder, que te fazem feliz, que te fazem sentir satisfação;

 

2º Dica: Liste a sua rotina diária... coloque até aquelas atividades que pareçam bobas, mas que fazem parte do seu dia-dia como, por exemplo, assistir a uma determinada série no netflix;

 

3º Dica: Liste seus objetivos para o Novo Ano. Por exemplo: comprar um carro novo, emagrecer, conhecer novas pessoas, praticar caridade, conseguir um novo emprego, investir em auto-conhecimento, etc...

 

4º  Dica: Pegue cada um dos objetivos e determine, de forma clara, como buscará cada um deles. Ou seja, faça seu objetivo virar uma #META. Então, escreva qual carro você quer, quantos quilos quer perder, que tipo de caridade quer fazer, qual empresa você quer trabalhar, que tipo de busca interior você quer, qual salário quer ter, quanto dinheiro vai guardar, etc... E, na frente, coloque uma data limite para essa meta ser alcançada. (Nãos seja bonzinho(a) com você, uma meta eficaz exige ação, então, tem que ser algo que te faça ter movimento).

 

5º Dica:  Pegue as duas primeiras listas que você fez (o que te faz feliz e a sua rotina), compare-as e veja o que você faz no dia-a-dia que te traz satisfação e, não obstante, o que você precisa começar a fazer para que seu grau de satisfação e felicidade diárias aumente... (confesso que nessa hora a gente pode perceber que não faz quase nada do que gosta; mas não pira na batatinha ainda (#eutôaqui), pensa que, pelo menos, agora você está olhando para isso e vai buscar ter atitudes para que as listas sejam mais próximas ou iguais ainda neste novo ano).

 

 

6º  Dica: Pegue uma folha em branco, divida ela ao meio e coloque de um lado as atitudes que você deve ter para que todos seus objetivos, metas e atividades sejam realizados. Do outro lado escreva todas as atitudes que você NÃO deve / NÃO pode ter para que alcance o que almeja.

 

7º e última dica: Todos os dias, antes de dormir, olhe para essa última lista e reflita sobre quais atitudes você teve neste dia que está por se encerrar. Nas negativas, entenda o que deve mudar para que amanhã ela não exista, respire fundo, reflita, pergunte para você mesmo o quê você deve fazer... seu cérebro vai trabalhar pela sua resposta.

Nas positivas, comemore com você mesmo, ou com mais quem fizer sentido para você (#eutôaquiagoratbm), seja grato a você e ao universo por isso, mentalize suas ações positivas, se imagine fazendo-as novamente, respire fundo, tranquilize sua mente e descanse!

 

Garanto para você que, se você seguir estes 7 passos você vai ter muito mais clareza e assertividade nas suas ações.

 

Então, a palavra da busca do #NOVO ANO é #ATITUDE.

 

Claro que essas são algumas das atividades que você pode realizar consigo mesmo para começar a entender qual caminho deve percorrer para chegar aonde você quer chegar!!

 

 

Eu poderia elencar muito mais coisas aqui... mas aí o #FOCO desse artigo poderia se perder.

 

Se me permitem, vai mais um palpite (RS): pratique o #COACHING: Entenda qual é seu estado atual e qual estado você deseja chegar. E, aí sim, identifique como fará isso. Aprenda com seus erros, se perdoe, perdoe o próximo, pense positivo, seja otimista, sorria, ame, respire (inspirando a você e ao próximo #essaficoulegal) e viva!! Viva o agora!!

 

Lembre-se que: saber o que fazer (somente) não te levará a lugar nenhum; porém, saber o que fazer somado a atitudes te permitirão experimentar o NOVO (ano, amor, trabalho, conhecimento, satisfação e tudo mais que você almejar). 

 

Permita-se!! 

 

Experimente!!

 

FELIZ NOVO ANO!

 

#coaching #coachingdeequipe #coach #tsprimeconsultoriaecoaching #treinamentos #altaperformance

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload